A TEÓLOGA DO POÇO
Atualizado: há 4 dias
Quando Jesus confia uma conversa sobre Deus a quem a religião aprendera a manter à distância

Texto-base: João 4.1-42
“Tu estás a falar com ele. Sou eu mesmo.”João 4.26
Chamamos essa personagem de “mulher samaritana” há tanto tempo que a expressão quase se tornou seu nome. João não nos diz como ela se chamava, qual era sua família nem que lugar ocupava em sua comunidade. Sabemos que era mulher, samaritana e que sua história conjugal possuía uma complexidade que Jesus conhecia por inteiro. Sabemos também que pertencia a um povo cuja relação com os judeus carregava séculos de tensão religiosa e histórica. Mesmo reunindo características que poderiam colocá-la à margem de uma conversa rabínica naquele contexto, é com ela que Jesus desenvolve uma das conversas teológicas mais extensas do Evangelho de João.
A cena ganha ainda mais força quando a lemos depois de João 3. No capítulo anterior, Nicodemos procura Jesus. Ele é homem, fariseu, respeitado e chamado de mestre de Israel. Vem durante a noite e traz consigo todas as credenciais que esperaríamos de alguém preparado para uma conversa sobre Deus. Logo depois, João nos leva para Samaria e põe diante de Jesus uma mulher sem qualquer título religioso, chegando a um poço ao meio-dia com um cântaro nas mãos. A proximidade dessas narrativas dificilmente permite que continuemos lendo os capítulos como episódios independentes. João nos obriga a perceber que Jesus não distribui revelação segundo a hierarquia pela qual nós classificamos quem está perto ou longe de Deus.
Uma fronteira atravessada antes mesmo da primeira explicação
João afirma que Jesus precisava passar por Samaria. A frase parece geográfica até recordarmos a história que existe por trás dela. A relação entre judeus e samaritanos fora marcada pela ruptura do reino, pela conquista assíria, pela formação de tradições religiosas distintas e pela controvérsia em torno do lugar legítimo de adoração. 2 Reis 17 ajuda a compreender parte desse pano de fundo. Séculos de conflito haviam transformado diferenças teológicas em distância social.
Por isso, a mulher estranha quando Jesus lhe pede água: “Como é que tu, sendo judeu, me pedes de beber a mim, que sou samaritana?” O pedido não era neutro. O que chama atenção é que Cristo inicia o encontro recebendo antes de oferecer. O Senhor da água viva senta-se cansado junto ao poço e diz a uma mulher samaritana: “Dá-me de beber.” Ele poderia ter começado apontando o erro de sua tradição religiosa ou revelando o que sabia sobre sua vida. Escolhe começar reconhecendo-a como alguém de quem pode receber alguma coisa.
Antes que apareça qualquer formulação doutrinária, a maneira como Jesus se aproxima já comunica algo sobre a graça. Ele atravessa uma fronteira que seu ambiente havia aprendido a considerar normal sem precisar relativizar a verdade para fazê-lo.
A conversa logo passa da água do poço para a sede humana. A mulher pensa em balde, profundidade e na fonte deixada por Jacó. Jesus fala do dom de Deus e de uma água que se tornará fonte para a vida eterna. Esse movimento aparece repetidamente em João. Nicodemos pensa em nascimento físico quando Cristo fala do Espírito; a multidão pensa em pão quando Jesus se apresenta como pão da vida; Marta pensa numa ressurreição futura e ouve: “Eu sou a ressurreição e a vida.” As pessoas começam tratando de coisas que podem compreender e Jesus conduz a conversa para sua própria identidade.
A samaritana ainda imagina uma água que resolveria uma necessidade prática e a livraria da rotina de voltar ao poço. A distância entre o que ela pede e o que Cristo oferece é significativa. Também nós podemos reduzir nossa procura por Deus ao desejo de tornar a vida mais administrável. Queremos a porta aberta, o sofrimento encerrado, a situação resolvida, a espera abreviada. O Evangelho conduz a pergunta para outro lugar. Antes de perguntar o que Cristo pode resolver, precisamos reconhecer quem está diante de nós.
A história conjugal que o texto não nos permite completar
Jesus então pede que a mulher chame o marido. Ela responde que não tem marido, e Cristo afirma que ela já teve cinco e que o homem com quem vive naquele momento não é seu marido. João 4.16-18 apresenta esses dados com clareza, mas não explica como cada uma dessas relações terminou. O Evangelho não informa quantas vezes ela ficou viúva, quantas vezes foi repudiada, qual foi sua margem de escolha numa sociedade em que os homens possuíam muito mais poder jurídico nas relações conjugais, nem quanto pecado pessoal, abandono e vulnerabilidade compunham aquela história.
Mesmo assim, uma longa tradição de pregação completou essas lacunas e transformou a personagem quase automaticamente numa mulher sexualmente promíscua. O problema não está em reconhecer que sua vida precisava da verdade de Cristo. O próprio Jesus toca nessa área de sua história. O problema começa quando afirmamos como exegese aquilo que o texto nunca nos contou. A repetição de uma interpretação não a transforma em informação bíblica.
Jesus conhece a história verdadeira, inclusive aquilo que João não registra. Seu conhecimento, porém, não se transforma em instrumento de humilhação. Ele não reduz a mulher ao seu passado, não constrói um espetáculo ao redor de sua ferida e não encerra a conversa depois de expor a situação conjugal. Ela o reconhece como profeta e imediatamente apresenta a questão que marcava profundamente a identidade religiosa samaritana: seus antepassados adoravam naquele monte, enquanto os judeus afirmavam que Jerusalém era o lugar correto.
Durante muito tempo essa pergunta foi explicada como uma tentativa de fugir do assunto. O texto não exige essa leitura. Uma mulher samaritana acaba de perceber que está diante de um profeta e pergunta justamente sobre a maior controvérsia religiosa existente entre seu povo e os judeus. Sua pergunta é teológica e Jesus a recebe dessa forma. Ele não lhe diz que está desviando a conversa. Responde sobre adoração, revelação e salvação.
Essa mudança de leitura importa porque revela algo que frequentemente passou despercebido: Cristo não trata aquela mulher como intelectualmente incapaz de discutir Deus. Sua história conjugal não cancela sua capacidade de formular uma pergunta legítima.
Graça sem relativismo
A resposta de Jesus é acolhedora, mas está longe de ser relativista. Ele afirma: “A salvação vem dos judeus.” João 4.22 impede qualquer interpretação em que samaritanos e judeus sejam apresentados apenas como tradições igualmente válidas que precisavam aprender a conviver.
A história da aliança permanece. As promessas feitas a Israel permanecem. O Messias não aparece a partir de uma espiritualidade genérica, mas dentro da história concreta das promessas, das Escrituras e da esperança de Israel. Jesus atravessa a fronteira cultural sem apagar a diferença teológica.
Essa combinação é particularmente importante para a Igreja. Muitas vezes tratamos aproximação e verdade como se fossem forças opostas. Imaginamos que defender a verdade exige distância ou que acolher pessoas exige tornar as convicções imprecisas. Cristo faz algo muito mais difícil: aproxima-se sem abandonar a verdade e diz a verdade sem transformar a verdade em arma de afastamento.
Quando afirma que se aproxima a hora em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e verdade, Jesus desloca a antiga discussão de Gerizim e Jerusalém para aquilo que Deus está realizando nele. João já havia apresentado Cristo como aquele em quem graça e verdade se tornam visíveis, em João 1.14. Em João 7.37-39, a imagem da água aparece ligada ao Espírito. Mais tarde, em João 14.6, Jesus declarará: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” Adorar em Espírito e verdade, portanto, não pode ser reduzido a “adorar com sinceridade”. A adoração está sendo reorganizada em torno da revelação de Deus em Cristo e da obra do Espírito.
Gerizim deixa de resolver a questão. Jerusalém também deixa de ser a resposta final. O centro da conversa está sentado junto ao poço.
Quando a mulher fala do Messias, Jesus revela quem é
A conversa chega então à esperança messiânica. A mulher diz que sabe que o Messias virá e explicará todas as coisas. Jesus responde: “Tu estás a falar com ele. Sou eu mesmo.” João 4.26.
A declaração merece toda a atenção que a familiaridade com a narrativa costuma retirar dela. Uma mulher samaritana, vivendo longe do centro religioso judaico, recebe uma revelação direta acerca da identidade messiânica de Cristo. Seu passado não precisa ser apagado antes que Jesus lhe confie uma verdade séria. Sua origem étnica não diminui a profundidade da conversa e seu gênero não determina um teto para aquilo que pode compreender.
Quando os discípulos chegam, João registra que ficaram admirados ao encontrar Jesus conversando com uma mulher. Nenhum deles verbaliza a pergunta, mas o evangelista faz questão de mencionar o espanto. O contraste é revelador. Durante vários versículos, Cristo conversa com aquela mulher sobre Deus, salvação, adoração, Espírito e Messias. Os discípulos chegam e percebem primeiro que ela é mulher. Jesus já havia enxergado muito além da categoria pela qual eles inicialmente a identificaram.
A diferença permanece desconfortavelmente atual. Comunidades cristãs também podem enxergar primeiro o passado, a posição social, o estado civil, a aparência, a escolaridade, a origem ou a reputação. O Evangelho nos confronta com um Cristo que não ignora nenhuma dessas realidades, mas se recusa a permitir que elas sejam toda a definição de uma pessoa.
O cântaro fica e a cidade entra na história
João conta que a mulher deixa o cântaro e volta para a cidade. Não precisamos transformar o objeto numa alegoria do pecado, da antiga vida ou de qualquer outra realidade que o evangelista não menciona. O detalhe é suficiente como está. Ela havia ido ao poço buscar água e, depois do encontro, alguma coisa se tornou mais urgente do que aquilo que a trouxera até ali.
Seu anúncio é simples: “Venham ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será este o Messias?” A primeira proclamação da mulher não aparece como uma exposição doutrinária concluída. Ela convida as pessoas a verificar por si mesmas aquilo que encontrou.
Essa forma de testemunho é muito saudável. A mulher não transforma sua experiência no centro da fé das outras pessoas. Sua experiência funciona como ponte. “Venham ver.” O testemunho aponta para Cristo em vez de criar dependência em torno da testemunha.
É nesse momento que a conversa com os discípulos acrescenta uma camada decisiva à narrativa. Eles haviam ido à cidade buscar comida. Enquanto insistem para que Jesus coma, Cristo responde: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e completar a sua obra.” Em seguida, manda que levantem os olhos e vejam os campos prontos para a colheita, João 4.31-38.
A sequência não deve ser lida separada daquilo que está acontecendo na cidade. A mulher está chamando pessoas. Os samaritanos começam a caminhar na direção de Jesus. Enquanto os discípulos ainda pensam em comida, Cristo fala de colheita.
Os discípulos foram a Samaria buscar alimento. A mulher voltou à cidade para chamar gente. Jesus já via campo maduro onde outros ainda enxergavam uma região marcada por antigas fronteiras.
Essa cena amplia o estudo para além da história de uma única mulher. Samaria podia ser considerada lugar de tensão, desvio religioso ou dificuldade cultural. Para Cristo, também era campo de missão. A Igreja precisa perguntar quantas vezes continua classificando grupos e pessoas como problemas enquanto Jesus enxerga neles gente a ser encontrada pelo Evangelho.
Do testemunho de uma mulher à confissão de uma cidade
Muitos samaritanos começam a crer por causa do testemunho dela e pedem que Jesus permaneça entre eles. Depois de ouvi-lo pessoalmente, afirmam: “Agora cremos, não apenas por aquilo que nos contaste, mas porque nós mesmos o ouvimos e sabemos que ele é verdadeiramente o Salvador do mundo.” João 4.42.
Aqui João fecha o arco de maneira extraordinária.
No início da narrativa, uma mulher pergunta como um judeu pode pedir água a uma samaritana. Ao final, samaritanos confessam esse judeu como Salvador do mundo.
A afirmação de João 4.22, “a salvação vem dos judeus”, não é anulada. Pelo contrário, encontra seu desenvolvimento. O Messias vem da história de Israel, mas sua salvação ultrapassa as fronteiras de Israel. Aquilo que começou numa conversa atravessada por identidades rivais termina numa confissão de alcance universal.
A progressão da fé dos samaritanos também ensina algo importante sobre liderança espiritual. Eles chegam a Jesus por causa da palavra daquela mulher; depois, escutam Cristo por si mesmos. Isso não diminui seu testemunho. Mostra que ele cumpriu sua finalidade.
Uma testemunha saudável não deseja permanecer indispensável.
Quem conduz outra pessoa a Cristo precisa desejar que ela cresça, aprenda a ouvir a Palavra, amadureça na comunhão da Igreja e desenvolva uma fé que não dependa permanentemente daquele que primeiro a acompanhou. Liderança cristã não deveria ser medida pelo número de pessoas que precisam continuar orbitando a voz do líder, mas pela capacidade de conduzi-las para uma relação cada vez mais madura com Cristo.
A mulher fez exatamente isso. Sua palavra trouxe pessoas ao encontro. Depois, Cristo ocupou o centro.
Por que chamá-la de “A Teóloga do Poço”?
O título não pretende atribuir à mulher uma função eclesiástica que João não menciona. Ele serve para chamar atenção para algo que a leitura popular frequentemente ignorou: Jesus a trata como alguém capaz de conversar seriamente sobre Deus.
Ela conhece a tradição de Jacó, reconhece uma categoria profética, formula uma questão histórica sobre adoração, conhece a esperança messiânica, recebe uma resposta densa e leva aquilo que encontrou para sua comunidade. Seu passado não elimina sua capacidade de pensar teologicamente. Sua origem não torna suas perguntas inferiores, e Cristo não simplifica sua resposta porque sua interlocutora está fora do círculo religioso esperado.
João 4, portanto, deixa para a Igreja uma pergunta mais incômoda do que simplesmente tentar reconstruir quem aquela mulher era. Precisamos examinar quem ainda consideramos improvável demais para que Deus lhe confie uma palavra, uma vocação, uma pergunta séria ou um testemunho. Precisamos perguntar de quem conhecemos primeiro o passado e só depois o nome, cuja história ouvimos antes de escutar suas perguntas, quem continua sentado nas margens das nossas comunidades enquanto Cristo já reconheceu nele ou nela capacidades que não procuramos enxergar.
A mulher chegou ao poço com um cântaro e entrou numa conversa sobre água. Pouco depois estava discutindo adoração, ouvindo uma revelação sobre o Messias e abrindo caminho para que sua cidade viesse até Cristo. Enquanto os discípulos ainda pensavam em comida, Jesus falava de colheita. Enquanto antigas fronteiras separavam judeus e samaritanos, uma cidade começava a confessar o Salvador do mundo.
A surpresa de João 4 não está apenas no fato de Jesus ter falado com aquela mulher.
Está no quanto Ele viu nela antes que os outros fossem capazes de ver.
Para aprofundar
João 3 e João 4 devem ser lidos lado a lado. Nicodemos e a mulher samaritana chegam a Jesus a partir de lugares sociais e religiosos quase opostos, e o contraste ajuda a perceber como o Evangelho desmonta nossas classificações sobre proximidade espiritual.
A imagem da água percorre Isaías 55.1, Jeremias 2.13, Ezequiel 47.1-12, João 7.37-39 e Apocalipse 22.17. Para compreender melhor o pano de fundo samaritano, 2 Reis 17.24-41 é indispensável. Lucas 9.51-56 e Lucas 10.25-37 também ajudam a perceber como os samaritanos aparecem no horizonte do Novo Testamento. A cristologia de João pode ser aprofundada acompanhando as grandes declarações de identidade de Jesus em João 6, 8, 10, 11, 14 e 15.
Para estudo pessoal ou em grupo
Quais elementos da história da mulher samaritana costumamos afirmar sem que João realmente os tenha contado?
O que muda na interpretação quando sua pergunta sobre adoração é tratada como uma questão teológica legítima?
Como Jesus atravessa uma fronteira cultural sem transformar a verdade em algo relativo?
Por que a afirmação “a salvação vem dos judeus” é indispensável para compreender o restante da conversa?
O que João deseja que percebamos ao falar de colheita justamente enquanto os samaritanos começam a caminhar na direção de Jesus?
Quem nossas comunidades ainda classificam antes de escutar?
O que João 4.39-42 ensina sobre testemunho, discipulado e liderança?
Ao comparar Nicodemos e a mulher samaritana, que pressupostos sobre “quem está mais perto de Deus” começam a cair?
Para guardar
Os discípulos foram a Samaria buscar comida. A mulher voltou à cidade para chamar gente. Jesus já via colheita onde todos os outros ainda enxergavam fronteiras


Comentários